ANÁLISE: Super Mario Party Jamboree
DIGPLAY
10/15/2024
Super Mario Party Jamboree chega no Nintendo Switch para entregar uma nova festa aos donos do console. Com oito modos jogáveis, o jogo entrega uma diversidade de possibilidades para todo o perfil de jogador, seja aquele que prefere curtir uma festa sozinho, com amigos em sua casa ou várias pessoas na internet.


DADOS GERAIS
Data de lançamento: 17/10/2024
Espaço: 5,3 GB
Preço: R$ 299 (digital)
Idioma: Português brasileiro
Além da diversidade de modos, temos uma gama de personagens disponíveis para jogar num total de 22 personagens, sendo estes Mario, Luigi, Peach, Daisy, Wario, Waluigi, Yoshi, Toadette, Toad, Rosalina, Donkey Kong, Birdo, Bowser, Gomba, Shy Guy, Koopa, Monty Topeira, Bowser Jr., Boo, Espigão e mais dois secretos, que são Pauline e Ninji.
MODO MARIO PARTY
O modo tradicional da franquia está de volta em seu formato clássico, dessa vez contemplando 7 tabuleiros. São estes: Shopping Arco-Íris, Floresta do Mega Wiggler, Ilha Goomba, Autódramo Lança-Dados, Fortaleza do Bowser, Povoado Faroeste e Castelo Arco-Íris do Mario, sendo os dois últimos remakes de jogos antigos.
Esse modo contempla jogatina tanto local quanto online para até quatro jogadores. Falando da funcionalidade online, é possível criar salas para jogar com amigos ou jogar com pessoas aleatórias da internet.
O formato de jogar continua o mesmo: Roda o dado, anda pelas casas que podem te dar ou remover moedas, acionar algum evento, ganhar itens, usar itens e, no fim de cada rodada, um minijogo é acionado para disputar moedas, que são usadas para comprar itens e estrelas.
Falando nas estrelas, elas são o objetivo de cada partida. Quem cair na casa de estrela, tem a possibilidade de comprá-la. Ao final das rodadas, quem tiver mais estrelas ganha a partida.
Uma grande novidade nesse modo é a dupla Jamboree, um personagem aleatório que aparece no tabuleiro e pode se juntar a um dos jogadores. Quando um dos jogadores alcança a casa da dupla Jamboree, um minijogo é acionado e quem ganhar, fica com a dupla por até três rodadas. O jogador com a dupla tem vantagens, como ganhar moedas em dobro ou até mesmo ter a possibilidade de comprar duas estrelas de uma vez só.
Algumas customizações podem ser feitas nesse modo, como o número de rodadas, dificuldade da CPU e até um modo PRO, com regras mais restritas para tornar a partida mais desafiadora.
Um ponto a destacar é que temos 10 rodadas como mínimo selecionável, o que rende em média 90 minutos de jogatina que para a minha experiência foi longo demais. Cabia um modo com menos rodadas, para partidas de até 45 minutos.




MODOS DO BOWSER
Super Mario Party Jamboree tem dois modos inéditos dedicado ao Bowser Impostor, que trata-se de uma magia em formato de Bowser gigante que o Kamek invoca.
No modo Bowserathlon, o jogador disputa com mais 19 jogadores uma corrida em um tabuleiro, onde a movimentação ocorre de forma automática de acordo com a quantidade de moeda que você coleta nos minijogos selecionados antes da partida.
Em um total de 9 minijogos para esse modo, a cada partida os jogadores passam por 3 minijogos e um desafio do Bowser, onde quem perde este último volta várias casas. Os minijogos também aumentam a sua dificuldade conforme a partida avança. Ganha quem chegar na última casa primeiro, isso é, quem coletar mais moedas nos minijogos. Para deixar tudo mais dinâmico, existem itens que podem ser coletados durante os minijogos e estes podem fazer alguma ação contra seu adversário, como congelar ou jogar tinta na tela.
O modo permite online com aleatórios ocupando as 20 vagas, amigos com até 8 pessoas ou local um jogador e os restantes a CPU assume.




No modo Brigada Anti Bowser, sai a competitividade e entra a cooperação. Oito jogadores jogam juntos para derrotar o Bowser Impostor em um mapa de livre movimentação. São até três mapas, cada um com a sua dificuldade e dez minijogos específicos para o modo.
O objetivo é todos os jogadores trabalharem em equipe para quebrar caixas que, dentro delas, saltam bombas que devem ser colocadas em um canhão que, por sua vez quando recebe 20 bombas, dispara um tiro contra o Bowser Impostor. Porém conseguir fazer isso não é tão fácil, porque Bowser e seus minions irão fazer de tudo para te atrapalhar.
Tudo acontece em 5 rodadas de 90 segundos. A cada fim de rodada um minijogo começa e que, dependendo da sua performance do time, itens podem ser adquiridos para ajudar na tarefa de quebrar caixas e encher o canhão de bomba.
Este modo permite jogar online com pessoas aleatórias, com mais sete amigos em sala fechada ou sozinho no modo local, onde a CPU assume o papel dos outros jogadores.




MODOS EXCLUSIVOS COOP LOCAL
Os próximos modos são exclusivos para jogar apenas local, ou seja, não é possível jogar com amigos ou pessoas aleatórias online.
No modo Cozinha Rítmica, quatro jogadores jogam juntos em 3 minijogos rítmicos temáticos de cozinha por partida. Aqui não tem competição, são todos juntos no mesmo ritmo fazendo movimentos com o joycon para alcançar um objetivo, que pode ser cortar legumes, preparar um chantilly ou montar um sanduíche. A dificuldade pode ser aumentada no início de cada partida.
No modo Fábrica do Toad, um ou dois jogadores vão colocar em cheque o raciocínio em diversos quebra-cabeças baseados em controle de movimento do joycon. O objetivo é levar uma bolinha de um ponto a outro da fase, passando pelos desafios de plataforma. Embora dê para jogar sozinho, o ideal para esse modo é jogar com outra pessoa, para que cada um controle um tipo de plataforma diferente.




Sabe aquela sensação de voar em Super Mario 64 quando você pega as asinhas do chapéu do Mario? Então, o próximo modo eleva isso nas alturas (literalmente).
No modo Aventuras Aéreas, um ou dois jogadores utilizam um joycon em cada mão, abre os braços e simula um voo, como se tivesse batendo as asas. Se o joycon fica inclinado para baixo, Mario ou Luigi dá um rasante para baixo. Se ao bater as asas o joycon estiver inclinado para cima, ganha altitude.
Dentro desse modo tem alguns sub-modos, como coletar joaninhas, levar passageiros de um ponto ao outro ou explorar uma área aberta fazendo missões. É bem divertido e embora curto é o suficiente, já que exige dos braços e cansa ao final de cada partida.
Definitivamente esse modo passa uma experiência bem gostosa e diferenciada de jogar.




MARINA DOS MINI JOGOS
Como tradicional da franquia Mario Party, tem sempre um jeito de você conseguir jogar os minijogos de forma isolada. Esse local em Super Mario Party Jamboree é a Marina dos Mini Jogos, porém até aqui a Nintendo adicionou uma forma das coisas ficarem mais dinâmicas e divertidas.
Além de jogar minijogos de forma livre, você pode participar de desafios diários, desafio em dupla, corrida contra chefes, modo minigames de sobrevivência, entre outros.
É o modo perfeito para você jogar partidas rápidas sem se preocupar com algum objetivo complexo.




MODO JORNADA DE TAREFAS
Embora Super Mario Party Jamboree seja um jogo sumariamente para jogar de galera, temos um modo pensando especificamente para quem vai jogar sozinho.
O Jornada de Tarefas funciona como se fosse a campanha do jogo. Neste modo você ajuda o Kamek a organizar os tabuleiros, que por algum motivo estão um caos.
Embora esse modo explore os mesmos sete tabuleiros do modo Mario Party, aqui o jogador pode explorar casa a casa de forma livre, correndo atrás de itens, completando missões, superando minijogos, ajudando NPCs e tudo isso em troca de miniestrelas. A cada 30 miniestrelas coletadas, o chefe do tabuleiro é acionado em formato de minijogo e você precisa derrotá-lo.
Conforme você avança em cada tabuleiro, vai ganhando itens decorativos para enfeitar a praça principal do jogo.




A PRACINHA
O local inicial do jogo é uma pracinha, que funciona como salão central de acesso aos diversos modos. Além de acessar os modos citados anteriores, a pracinha te permite ir em algumas lojinhas para comprar reações, que são emojis que podem ser usados durante as partidas, comprar músicas temáticas de cada área e também cartões de visita com adesivos, para você customizar o seu e distribuir quando jogar alguma partida online.
Além disso, existe uma casinha para checar o andamento do seu jogo, assim como as suas conquistas. Sim, o Nintendo Switch não possui um sistema de conquista, mas Super Mario Party Jamboree tem uma pancada delas. Cada conquista obtida libera (em um formato parecido com passes de batalha) alguns desbloqueáveis que podem ser comprados nessas lojinhas.
E como comprar as coisas na pracinha? Toda vez que você joga um dos oito modos você ganha pontos de Mario Party, que funcionam como dinheiro para você compras as coisinhas na pracinha.
Lembra que no modo de tarefas você pega decorações? Pois é, elas podem ser usadas na pracinha para decorá-la da forma que você quiser.




CONCLUSÃO
Super Mario Party Jamboree é, sem dúvida nenhuma, o Mario Party definitivo. Com diversos modos de jogo que agradam todo o tipo de jogador, seja aquele que curte jogar sozinho ou que prefere uma festa agitada com bastante gente, os minijogos são criativos e bem mesclados entre os formatos tradicionais e de movimento.
Os modos online são muito bons e funcionam bem. Tivemos a oportunidade de testar com dois jogadores ambos os modos do Bowser e além de ter sido muito divertido, funcionaram sem nenhum problema de conexão ou lentidão. Certamente esses modos darão uma excelente sobrevida ao jogo.
Sair do modo clássico e poder se aventurar nos céus batendo as asas ou quebrar a cabeça em minijogos de dupla usando controle de movimento é uma excelente diversificada que torna o jogo fresco a cada nova jogada.
PONTOS POSITIVOS
Muito conteúdo com diversos modos
Diversidade de minijogos
Todos jogam: sozinho ou de galera
Modos online robustos
PONTOS NEGATIVOS
Modo Mario Party pode demorar demais
Modos Bowser poderiam ter opção coop local
NOTA



REDES SOCIAIS
Saiba onde me encontrar
CONTATO
canaldigplay@gmail.com
MIDIA KIT

