Epic Games explica o motivo problemas de performance em jogos do Switch 2 usando a Unreal Engine 5

DIGPLAY

8/31/2025

Há uma tendência preocupante de ports feitos na Unreal Engine 5 para o Nintendo Switch 2 apresentarem problemas de desempenho na mais recente plataforma da Nintendo. O CEO da Epic Games, Tim Sweeney, afirma que o problema está nos desenvolvedores e na otimização, e não na Unreal Engine 5 da empresa. É claro que Sweeney não quis culpar diretamente certos estúdios, mas disse que a questão é mais sobre otimizar corretamente os jogos nas fases iniciais de desenvolvimento. Ele destacou que Fortnite roda muito bem no Nintendo Switch 2 — embora, obviamente, esse seja desenvolvido pela própria Epic Games em seu próprio motor gráfico.

“A principal razão é o processo de desenvolvimento. Muitos desenvolvedores começam criando jogos para hardwares de ponta e só depois otimizam e testam em dispositivos de especificações mais baixas, nas fases finais. O ideal seria que a otimização fosse implementada logo no início.”

“Claro, otimizar está longe de ser uma tarefa simples. É algo muito difícil. O ideal seria que a otimização fosse feita desde cedo no desenvolvimento, antes mesmo da construção em larga escala do conteúdo. Para lidar com esse problema, estamos preparando duas abordagens principais.”

Sweeney acrescentou que a Epic Games pretende adicionar recursos de otimização automatizada em futuras atualizações da UE5, para reduzir o trabalho manual. Ele também afirmou que a empresa oferecerá cursos de treinamento para desenvolvedores.