Mario Kart World teve oito anos de desenvolvimento e era um jogo do Switch atual

DIGPLAY

5/21/2025

Nintendo compartilhou em seu site norte-americano uma entrevista com os desenvolvedores de Mario Kart World, onde eles revelaram diversas informações importante quanto ao jogo de lançamento do Nintendo Switch 2.

TEMPO DE DESENVOLVIMENTO, IDEIA E NOME DO JOGO

Logo no início da entrevista, Kosuke Yabuki, produtor do jogo que participou do desenvolvimento do Mario Kart 8 Deluxe e ARMS, disse que Mario Kart World teve oito anos de desenvolvimento. Comentando sobre o jogo ser de mundo aberto, ele diz que Mario Kart 8 Deluxe alcançou o ápice da jogabilidade da franquia em corridas isoladas e, por este motivo, o mundo aberto interconectado foi a ideia a seguir para o novo jogo, permitindo assim mudar o conceito de gameplay e adicionar mais conteúdo.

Ao falar sobre o nome do jogo, disse que se fosse uma continuação nos mesmos moldes de Mario Kart 8 Deluxe, poderia até se chamar Mario Kart 9 mas como a ideia desde o início era um jogo interconectado entre as pistas, Mario Kart World foi o nome escolhido logo no começo do desenvolvimento.

PROJETADO PARA SWITCH, LANÇADO PARA SWITCH 2

Kenta Sato, desenvolvedor que trabalhou no Mario Kart 8 Deluxe, Nintendo Switch Sports e ARMS, disse que participou do projeto desde o início e disse que nessa época já tinha escutado e visto a dificuldade que era desenvolver jogos de mundo aberto e chegou a pensar se eles conseguiriam superar esses desafios na franquia Mario Kart, principalmente devido a importância de manter o jogo em 60 quadros por segundo ao jogar multiplayer divindo a tela.

Uma preocupação em geral de todos os desenvolvedores era no equilíbrio de manter a essência da franquia, manter os elementos que os jogadores gostaram nos últimos jogos e modificar algumas coisas para se adaptar as novidades do novo jogo.

Yabuki falou também sobre a ideia de colocar 24 jogadores na pista que veio logo no início do desenvolvimento, ao perceber que o mundo amplo e interconectado pedia mais corredores para deixar as partidas mais dinâmicas e competitivas.

Sato ressaltou a preocupação de conseguir acomodar todas as novidades com a nova quantidade de jogadores no Nintendo Switch atual. Diversas otimizações foram necessárias para que conseguissem trabalhar nas ideias que surgiam, mas o projeto era tão ambicioso que algumas concessões deveriam ser feitas, onde fez eles cogitarem em diminuir a resolução e até os quadros por segundo para 30.

Nesse momento que Yabuki explicou sobre a ideia do Mario Kart 8 Deluxe - Booster Course Pass, que daria uma sobrevida no Mario Kart atual do Switch e tempo deles otimizarem o desenvolvimento. Porém, os planos mudaram ao saberem das especificações do Nintendo Switch 2 porque com o poder do novo console tudo o que eles queriam colocar seriam possível. Dessa forma em 2022 o jogo deixou de ter o console Nintendo Switch como alvo de lançamento e passou a ser um projeto para o novo console Nintendo Switch 2. Dessa forma, o mundo interconectado, mudanças de clima, clico de dia e noite, 24 jogadores, alta resolução e taxa de quadros não seria mais um problema para a equipe de desenvolvimento do jogo.

MUDANÇA VISUAL E TRILHA SONORA

Masaaki Ishikawa, diretor de arte do jogo que trabalhou nos últimos 3 jogos da franquia e ARMS, comenta sobre a mudança drástica de visual e artística de Mario Kart World. Em Mario Kart 8 Deluxe, artisticamente o jogo era pensado em algo mais futurista e com design mais sofisticado, já em Mario Kart World eles quiseram colocar uma arte mais inspirada em um senso de aventura e também voltar aos primórdios artístico do primeiro jogo da série Super Mario Kart lançado para Super Nintendo. Com isso, os personagens e carros passaram a ter uma arte mais arredondada e uma riqueza maior nas animações, com diversidade de expressões faciais e riqueza nas movimentações.

Atsuko Asahi, líder músical do jogo e que trabalhou no último jogo da franquia, além de ARMS e Super Mario Maker 2 também na área sonora, disse que também adotou essa mudança artística do Mario Kart 8 para Mario Kart World afim de se acomodar ao conceito do novo jogo. Saem as músicas em um tom mais futurista e entram mais arranjos com músicas gravadas ao vivo e com instrumentos mais enérgicos para combinar com o novo mundo.

Asahi também comenta que o estilo musical e a forma de tocar as músicas também mudam de acordo com o modo de jogo. Também informou que o jogo possui mais de 200 músicas, entre inéditas e remixadas de jogos anteriores.

Diversas outras curiosidades e informações foram compartilhadas nessa entrevistas, mas a fim de evitar alguns spoilers não serão retratadas nessa matéria. Para ver a entrevista na íntegra, clique no botão de FONTE abaixo.