Nintendo confirmam DLSS e Ray Tracing no Nintendo Switch 2 e NVIDIA diz que o console é 10x mais poderoso que Switch atual

DIGPLAY

4/5/2025

Após a Nintendo Direct de anúncio do Nintendo Switch 2, muitos espectadores se questionaram se os jogos rodando a 4k de resolução e 60 quadros por segundo, além de versões de jogos pesados como Cyberpunk 2077 e Elden Ring, estariam ou não utilizando a tecnologia DLSS da NVIDIA para alcançar esses números e visuais mostrados na apresentação.

Em entrevistas para a IGN, Takuhiro Dohta, diretor de desenvolvimento e planejamento da Nintendo, confirmou que o console utiliza essa tecnologia.

Palavras de Takuhiro Dohta:

“Usamos a tecnologia de upscaling DLSS e isso é algo que precisamos usar ao desenvolver jogos."

"E quando se trata do hardware, ele (Nintendo Switch 2) é capaz de produzir para a TV o máximo de 4K. Se o desenvolvedor de software vai usar isso como uma resolução nativa ou fazer upscale é algo que o desenvolvedor de software pode escolher. Acho que isso abre muitas opções para o desenvolvedor de software escolher.”

“Sim, a GPU suporta ray tracing. Assim como com DLSS, acredito que isso fornece mais uma opção para o desenvolvedor de software usar e uma ferramenta para eles.”

Em uma postagem no blog da NVIDIA, a empresa confirma o uso de DLSS e Ray Tracing no Nintendo Switch 2, especificando que o chipset customizado tem RT cores e Tensor cores que permitem o uso dessa tecnologia.

Além disso, a empresa diz que o chip utilizado no novo console da Nintendo tem 10x mas poder que o chip atual do Nintendo Switch, tornando assim os jogos mais nítidos e mais suaves na experiência de gameplay.