Nintendo fala a investidores sobre falta de inovação no Switch 2, valores cobrados, possível aumento e mais.
DIGPLAY
5/12/2025
A Nintendo divulgou recentemente o resultado do ano fiscal de 2025 a seus investidores e fez uma sessão de perguntas e respostas. A apresentação dos resultados você encontra aqui, porém a sessão de perguntas e respostas ainda não foi traduzida oficialmente para o inglês e divulgada, porém já foi disponibilizada em japonês no site oficial da empresa.
Veja abaixo as perguntas feitas a Shuntaro Furukawa, presidente da Nintendo, e suas respostas traduzidas via Chat GPT.
Pergunta 1: Sobre a previsão de vendas de hardware do Nintendo Switch 2 para o atual ano fiscal (encerrando em março de 2026). A previsão parece conservadora. Isso se deve a limitações de produção, tarifas nos EUA ou uma possível recessão?
Furukawa: A previsão é de 15 milhões de unidades, equivalente às vendas dos primeiros 10 meses após o lançamento do Switch original em 2017. Apesar do preço mais alto do Switch 2, acreditamos que a retrocompatibilidade com jogos do Switch anterior incentivará a adoção. A previsão não está limitada pela capacidade de produção, nem por tarifas ou riscos econômicos. Estamos reforçando nossa produção para atender a uma demanda superior a 15 milhões de unidades.
Pergunta 2: A previsão de vendas de hardware e software do Switch 2 não está sendo conservadora demais, considerando as respostas positivas dos usuários e reservas nas lojas My Nintendo?
Furukawa: Mesmo com a resposta positiva nos eventos de teste e nas reservas, acreditamos que manter o ímpeto além do lançamento, especialmente durante o fim de ano, será um desafio.
Estamos prevendo 45 milhões de unidades de software vendidas (sem contar jogos empacotados com o console). Com os pacotes incluídos, esse número supera os 52 milhões de jogos vendidos nos 10 primeiros meses do Switch original.
Estamos investindo em fortalecer a produção e impulsionar as vendas.
Pergunta 3: Foram 2,2 milhões de inscrições para compra no My Nintendo Store no Japão em apenas 2 semanas. Por que a previsão não é maior que 15 milhões de unidades?
Furukawa: Reconhecemos que a demanda inicial foi muito acima do esperado, mas nossa meta é manter o ritmo ao longo do ano inteiro, não apenas no lançamento. Não há restrições de produção. A meta de 15 milhões é um ponto de partida.
Pergunta 4: A previsão de lucro operacional é menor proporcionalmente ao aumento de receita. Por quê? E se as tarifas mudarem?
Furukawa: Baseamos nossa previsão considerando as tarifas dos EUA válidas até abril de 2025. Isso causa um impacto negativo de centenas de bilhões de ienes no lucro.
A margem de lucro cai devido à maior proporção de vendas de hardware (com menor margem) e ao custo relativamente maior do Switch 2.
Caso as tarifas mudem, ajustaremos os preços considerando o ambiente de mercado.
Pergunta 5: Qual a visão de longo prazo para o Nintendo Switch Online, incluindo 'Nintendo Music' e o novo chat de voz?
Furukawa: O número de assinantes do Switch Online está estável. O serviço será expandido com jogos do GameCube para assinantes do pacote adicional e um novo recurso de chat de voz (gratuito até março de 2026, depois incluso no plano pago). O serviço Nintendo Music permite ouvir trilhas sonoras de jogos fora do console. Queremos tornar o Switch Online um serviço que as pessoas queiram manter a longo prazo, adicionando recursos relevantes continuamente.
Pergunta 6: Sobre tarifas nos EUA, é correto dizer que consideraram apenas a tarifa base de 10% para produtos de fora da China?
Furukawa: Sim. Consideramos tarifas de 10% para produtos de Japão, Vietnã e Camboja; e 145% para produtos da China. A maioria dos consoles destinados à América do Norte é fabricada no Vietnã.
Em geral, tarifas são refletidas no preço, mas em um ano tão importante para o lançamento do novo hardware, priorizaremos a expansão da base instalada.
Pergunta 7: A Nintendo continuará ajustando os preços do Switch 2 de forma flexível ou será mais cautelosa?
Furukawa: Os preços são definidos considerando o ambiente de mercado de cada região, custos de fabricação, percepção do consumidor e taxa de câmbio. No caso dos jogos, também consideramos aumento no tamanho e tempo de desenvolvimento. A política será de avaliar cuidadosamente cada título e região.
Pergunta 8: O Switch 2 parece uma continuação, não um salto de geração. Isso será padrão para o futuro?
Furukawa: Começamos o projeto do Switch 2 em 2019. Durante os 8 anos de vida do Switch, vimos a necessidade de mais poder de processamento para permitir “novas formas de jogar”. O Switch 2 foi desenhado com esse foco. Embora visualmente não pareça tão inovador, ele foi refeito do zero. Estamos confiantes de que ele oferece experiências novas como em 'Mario Kart World' e 'Donkey Kong Bananza'. Vamos continuar desenvolvendo jogos centrados no Switch 2 como a nova referência da plataforma Nintendo.
Pergunta 9: O Switch original não atraiu tanto os jogadores "core". O Switch 2 pode mudar isso?
Furukawa: Nosso objetivo é fornecer hardware com capacidade suficiente para que os desenvolvedores proponham novas formas de jogar. Queremos que tanto jogadores experientes quanto casuais se divirtam. Continuaremos criando hardware e software acessíveis e atrativos a diversos públicos.


REDES SOCIAIS
Saiba onde me encontrar
CONTATO
canaldigplay@gmail.com
MIDIA KIT

