Nintendo perde briga de registro de marca contra mercado chamado SÚPER MARIO

DIGPLAY

1/31/2025

A Nintendo é conhecida mundialmente pela sua postura combatente nos tribunais para defender as suas propriedades intelectuais e quando ela entra em uma briga, normalmente sempre sai vitoriosa por seus excelentes advogados e argumentos.

Recentemente, surgiu nas redes sociais e diversos portais de notícias a informação que a Nintendo perdeu um processo contra uma rede de super mercados chamada SÚPER MARIO. Embora de fato a derrota tenha vindo para a Big N dessa vez, a história não é bem assim.

O perfil do Twitter / X @RenatoCavallera apurou o caso e explicou o ocorrido. Não se tratou de um processo, mas sim de uma ação de renovação de marca.

O mercado SÚPER MARIO existe desde 1973 na Costa Rica, data anterior da criação do personagem Super Mario da Nintendo. Não se trata de uma rede de super mercados, mas sim um mercado de bairro que possui apenas esta loja. O dono do estabelecimento se chama Don Mario e por este motivo o mercado levou o nome de SÚPER MARIO.

Quando o filho de Don Mario foi renovar o nome do mercado, foi surpreendido com a Nintendo se opondo a renovação devido a marca Super Mario ser globalmente conhecida pelo personagem e jogos, independente do mercado e seu nome terem sido criado antes. As opções eram mudar o nome do mercadinho que já funcionava há mais de 50 anos ou pagar rios de dinheiro para a Nintendo referente ao uso da marca.

A reviravolta aconteceu quando consultor jurídico e contábil do mercadinho encontrou uma brecha no registro da marca Super Mario da Nintendo, que não contemplava o setor alimentício.

Com isso, o mercado SÚPER MARIO pode renovar a sua marca e virou atração turística local devido ao ocorrido.