Nintendo registra patente de escalonamento de resolução usando Inteligência Artificial
DIGPLAY
1/1/2025
O perfil Mike Odyssey da rede X/Twitter divulgou uma uma patente registrada pela Nintendo no último dia do ano de 2024 sobre escalonamento de imagem. Essa patente descreve metodologias de inteligência artificial que são capazes de pegar uma imagem de baixa resolução e transformá-la em uma nova imagem com alta resolução.
Citado na patente como 'rede neural', essa IA consegue analisar qual o tipo de jogo está jogando, ambiente, etc, e adaptar as imagens para que fiquem mais nítidas e com um melhor visual possível. Há um fluxograma na patente que mostra uma entrada de imagem nativa em 540p e se tornando 1040p ao passar por essa rede neural e por todo processo de escalonamento de imagem.




A descrição da patente traz algumas informações bem relevantes. Falando especificamente das páginas 22 e 23, ao exemplificar CPUs e GPUs, é citado a possibilidade de usos de processadores ARMs e SOCs, dando exemplo do que é um SOC (CPU + GPU no mesmo 'chip') o Tegra X1, processador utilizado pelo Nintendo Switch. Porém, a patente deixa claro que a GPU ou SOC precisa ter tecnologia que permita usar a IA e cita nominalmente o Tensor Core da NVIDIA.
Além disso, a patente descreve o uso dessa IA em dispositivos híbridos, onde esta funcionalidade pode ser desativada ao usar no modo portátil em via de economizar bateria e ser ativada a partir do momento que o dispositivo for conectado em uma fonte de energia. A descrição utilizada na patente é um caso de uso típico do Switch atual, onde você pode jogar um jogo na resolução nativa no dispositivo móvel do trabalho pra casa sem utilizar esse recurso para não consumir toda a bateria e, ao chegar em casa, plugar em uma fonte de energia e o dispositivo automaticamente ativa essa funcionalidade e aumenta a resolução para um dispositivo de saída com tela maior.



REDES SOCIAIS
Saiba onde me encontrar
CONTATO
canaldigplay@gmail.com
MIDIA KIT

