Nintendo Switch ultrapassa 150 milhões de unidades e diminui expectativa de venda para o futuro
DIGPLAY
2/5/2025


Nintendo divulgou o fechamento do terceiro trimestre(Outubro a Dezembro de 2024) do ano fiscal de 2025 e, com isso, ficamos sabendo das vendas atualizadas de consoles e jogos.
O Nintendo Switch vendeu mais de 4 milhões nos últimos três meses, alcançando a marca de 150 milhões de unidades vendidas.
Esses números mantém o console como o terceiro mais vendido de todos os tempos, ficando atrás apenas do Nintendo DS e PS2.
Falando dos jogos, o top 10 mais vendidos se manteve o mesmo, tendo todos na casa de, no mínimo, 18 milhões de unidades, sendo que o primeiro lugar, Mario Kart 8 Deluxe, alcançou a marca de 67 milhões de unidades vendidas somando mais de 3 milhões vendidos apenas no último trimestre.
Clique na imagem para ver o TOP 10 completo.




Em comparação com o mesmo período do ano passado (considerando os três primeiros trimestres de venda), a Nintendo teve uma queda de vendas consolidadas de 31%.
A Nintendo diz que, independente da desvalorização do YEN, essa queda se dá devido a diminuição de vendas de seus consoles e jogos semestre a semestre no intervalo desse ano fiscal.
Ao comparar as vendas de consoles no mesmo período, percebemos que o Switch teve uma queda de 30%. Como o modelo OLED é o favorito dos novos compradores, foi que mais teve as suas vendas afetadas.
De acordo com a Nintendo, embora as vendas vem caindo ano a ano no último trimestre, o número ainda é bem estável devido ao console estar em seu oitavo ano de vida. Outro ponto que fez ano passado vender mais consoles foi a maior quantidade de edições especiais do Nintendo Switch OLED.
A venda de jogos teve uma queda de 24,4%.




Falando dos jogos que venderam mais de um milhão de unidades nesse período, temos como destaque Super Mario Party Jamboree com 6.1 milhões de unidades vendidas de Outubro a Dezembro de 2024, se caracterizando o jogo da franquia Mario Party mais vendido rapidamente no Nintendo Switch.
Foram 19 títulos que atingiram a meta de mais de um milhão, sendo 12 exclusivos da Nintendo e 7 de empresas parceiras (vendas contabilizadas entre Abril e Dezembro de 2024).


As vendas de jogos exclusivos da Nintendo caíram no menor nível desde o segundo ano de vida do Nintendo Switch.
De acordo com a Nintendo, as vendas caíram vertiginosamente comparado com o último ano devido a não ter títulos como The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom e Super Mario
Bros. Wonder no corrente ano fiscal. Porém, acredita que o ano vai se manter firme devido as vendas dos jogos 'evergreen', exclusivos já lançados que sempre vendem novamente quando novos compradores adquirem pela primeira vez o console.
Nintendo destaca também a boa venda de seus novos jogos exclusivos no período do fim do ano, dando destaque a The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom que vendeu 3.4 milhões de unidades, Super Mario Party Jamboree que vendeu 5.6 milhões de unidades e Mario & Luigi Brothership que vendeu 1.4 milhões de unidades.
Os ganhos de vendas digitais tiveram uma queda de 29% no período. Mesmo as vendas num geral diminuindo, as vendas de produtos que apenas tem versão digital subiu 2.9%, impulsionado por jogos sem versão física, DLCs e assinatura do Nintendo Switch Online.
Porém, ao analisar a fundo os dados, percebe-se que quando o jogo possui também uma versão física, essa ainda é preferida pela maioria dos consumidores.




Falando das vendas de consoles entre Abril e Dezembro de 2024, estas tiveram o seu pior resultado comparado com todos os anos anteriores no mesmo período, desde o lançamento do Nintendo Switch.
Mesmo com a queda, a Nintendo mostra-se feliz com o resultado devido ao tempo do console no mercado.
Se tratando de usuários ativos na plataforma, a Nintendo informou que foram mais de 129 milhões de jogadores que abriram algum jogo no Nintendo Switch no intervalo entre Janeiro e Dezembro de 2024.
O número de jogadores ativo é contabilizado quando algum usuário vinculado a conta Nintendo abre um jogo e está conectado a internet.


Um dos pontos principais dessa divulgação de ganhos e perdas da Nintendo nos últimos três trimestres do ano fiscal de 2025 foi a sua previsão para o futuro. A Nintendo diminuiu em 12% a previsão de vendas de consoles, saindo de 13,5 milhões de Nintendo Switch a serem vendidos de Abril de 2024 a Março de 2025 inicialmente, diminuindo no último relatório para 12.5 milhões e agora fazendo um novo reajuste para 11 milhões, totalizando mais 1,5 milhão a menos na previsão.
O total previsto de vendas de jogos também foi impactado, tendo um decréscimo de 10 milhões de unidades de jogos que caracteriza menos 6,3% no mesmo período.
A Nintendo justifica esse ajuste devido a tendência de vendas que foi mostrada nesse resultado dos últimos nove meses.


O calendário de lançamentos também foi atualizado, porém as datas são as mesmas já divulgadas anteriormente. Temos data confirmada apenas para Xenoblade Chronicles X: Definitive Edition para 20/03/2025 e se tratando de Pokemon Legends ZA, Metroid Prime 4: Beyond e o novo console Nintendo Switch 2, todos permanecem com apenas o ano de 2025 no calendário de lançamentos.
A expectativa é que durante a semana a Nintendo divulgue a sessão de perguntas e respostas com os investidores que já ocorreu no momento que a empresa divulgou esses dados a seus acionistas e consigamos mais informações referente ao Nintendo Switch 2.
REDES SOCIAIS
Saiba onde me encontrar
CONTATO
canaldigplay@gmail.com
MIDIA KIT

