Preocupados com as vendas, acionistas da Nintendo chamam Game Key Card de solução 'meia boca'

DIGPLAY

6/30/2025

Durante a reunião anual de acionistas da Nintendo, realizada em 27 de junho de 2025, um dos participantes fez uma pergunta sobre os chamados Game-Key Cards. Ele comentou que costuma ouvir relatos de que jogos de empresas terceiras vendem mal nas plataformas da Nintendo, e criticou os Game-Key Cards como uma solução “meia-boca” e pouco atrativa — apesar disso, muitos estúdios ainda estarem adotando o formato. O acionista questionou se esse modelo físico teria alguma relação com o desempenho fraco das vendas de jogos de terceiros.

O presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, começou explicando como funcionam os Game-Key Cards (Veja aqui como funciona). Em seguida, afirmou que a empresa está empenhada em apoiar os estúdios parceiros para melhorar suas vendas e mencionou que o surgimento dos cartões está ligado ao aumento no tamanho dos arquivos dos jogos do Nintendo Switch 2. No entanto, ele evitou responder diretamente se o uso desse formato impacta negativamente as vendas de títulos de terceiros na nova plataforma.

Outro acionista compartilhou uma transcrição da sessão de perguntas e respostas, na qual Furukawa afirmou que os Game-Key Cards foram pensados como “uma opção” para que os estúdios pudessem levar seus jogos ao varejo. Ele também comentou que a Nintendo discutiu a ideia do Game Key Card junto com as desenvolvedoras parceiras para viabilizar a venda de jogos nesse novo formato físico.