Presidente da Nintendo rejeita uso de IA nos jogos

DIGPLAY

7/6/2024

Em entrevista com os investidores, o presidente da Nintendo Shuntaro Furukawa diz não ter interesse no uso de IA generativa para desenvolvimento de jogos. Veja abaixo a pergunta e resposta (texto traduzido do inglês).

Pergunta dos investidores

Estão em curso esforços para equipar os smartphones com Inteligência Artificial e espera-se que a IA se torne mais proeminente na vida cotidiana. Gostaria de ouvir sobre as iniciativas da Nintendo usando IA.

Resposta de Furukawa

Na indústria de jogos, tecnologias semelhantes à IA têm sido usadas há muito tempo – por exemplo, para controlar os movimentos dos oponentes – por isso acredito que o desenvolvimento de jogos e a tecnologia de IA sempre tiveram uma relação estreita. A IA generativa, que está a se tornar um grande tema recentemente, pode ser utilizada de formas criativas, mas reconhecemos que também pode levantar questões relacionadas com os direitos de propriedade intelectual. Temos décadas de conhecimento na criação das melhores experiências de jogo para nossos jogadores.

Embora estejamos abertos à utilização de desenvolvimentos tecnológicos, trabalharemos para continuar entregando valor, que é algo exclusivo da Nintendo e não pode ser criado apenas pela tecnologia.