ANÁLISE: Super Mario Party Jamboree Nintendo Switch 2 Edition + Jamboree TV
DIGPLAY
8/16/2025
Super Mario Party Jamboree Nintendo Switch 2 Edition + Jamboree TV chega no Nintendo Switch 2 prometendo entregar mais diversão nas novidades do novo console da Nintendo, deixando a festa ainda mais divertida com gráficos e performance aprimorados, novos modos que adicionam mini jogos usando controle de movimento, microfone e câmera,


DADOS GERAIS
Data de lançamento: 24/07/2025
Espaço: 12,6 GB / 7 GB
Preço: R$ 499,90 / R$ 119,90
Idioma: Português brasileiro
O portal DIGPLAY NEWS fez a análise do jogo Super Mario Party Jamboree para Nintendo Switch (veja aqui) e, por este motivo, esta análise será exclusiva para falar apenas da expansão Jamboree TV.
Lembrando que o jogo pode ser comprado completo para Nintendo Switch 2 ou, para quem já tem o jogo no Switch 1, pode comprar apenas a expansão Nintendo Switch 2 Edition.
JAMBOREE TV
A grande novidade de Super Mario Party Jamboree para o Nintendo Switch 2 é a expansão Jamboree TV. Ela trata-se de um show de TV comandado pelo TOAD, onde você entra em busca de se tornar uma superestrela.
A Jamboree TV tem disponível quatro modos de jogo: O modo Mario Party, tradicional de tabuleiro do jogo base com melhorias visuais e adicionando os novos minigames de mouse e suporte a câmera, o modo Show do Bowser, local onde a expansão explora o uso do microfone e câmera, o modo Montanha de Diversão que tem como foco usar 100% o modo mouse do joy con para derrotar inimigos enquanto anda em uma montanha-russa e joga mini jogos e o modo Jogo Livre, para escolher quais minigames quer jogar, incluindo os novos do modo mouse, porém excluindo os de microfone e câmera.




MINI JOGOS COM MOUSE SÃO A GRANDE ESTRELA
A grande novidade do Joy Con do Switch 2 é o modo mouse e ele foi muito bem aplicado nos novos mini jogos de Jamboree TV. Falando da jogabilidade, os joy cons em modo mouse funcionam muito bem em qualquer superfície. Essa análise testou usando os joy con em um mouse pad tradicional de computador, no braço do sofá, mesa, nas pernas vestindo uma calça de moletom e todos funcionaram sem nenhum tipo de problema, o que permite continuar a festa onde você estiver.
Os mini jogos desse modo são muito divertidos e exploram muito bem a funcionalidade não apenas focando apenas nela, mas também mesclando com outras, como a de controle de movimento.
Um grande destaque vai para o mini jogo de pintar as Bob-Bombas com spray. Você precisa movimentar a lata de tinta no modo mouse e apertar o L para pintar, porém a sua tinta tem uma quantidade limitada representada por uma barra. Ao acabar a tinta, o jogador precisa levantar o joy con e sacudir para recuperar a barra de tinta.




CÂMERA, GRITARIA E DIVERSÃO
Os mini jogos que utilizam microfone e câmera são exclusivos do modo Show do Bowser, onde os jogadores participam de uma disputa para saber quem vai mandar melhor nesses desafios impostos por Bowser. A câmera nesse modo não é obrigatória mas ela é grande parte da atração, já que é utilizada não apenas nos mini jogos, mas também para colocar jogador na platéia e interagir com as falas do Bowser.
Falando dos mini jogos especificamente, os comandos são sempre baseados nas funcionalidades de voz ou vídeo. Mini jogos que utilizam o microfone, todo seu comando é baseado em algum barulho que faz, seja gritar mais alto que o oponente ou bater palmas no ritmo certo. Já os de câmera, você precisa se movimentar para interagir com a tela, como socar blocos ? para pegar mais moedas que o adversário ou brincar de 'vivo ou morto' levantando e abaixando de acordo com o comando da tela.
Esse modo é bem divertido, embora com o tempo possa cansar um pouco por usar muito da voz e movimentos, além de ter pouca variedade de mini jogos, enjoando rapidamente se jogar muitas vezes seguidas.




UMA FESTA LIMITADA
Diferente do jogo base Super Mario Party Jamboree que tem uma boa diversidade de modos e funcionalidades para quem joga sozinho, local ou online, a expansão Jamboree TV não foca todos os esses tipos de público, já que grande parte de seus modos só podem ser jogados localmente. As únicas formas de você conseguir jogar online é o modo Mario Party tradicional de tabuleiro ou Jogo Livre, para jogar as disputas de mini jogos uma a uma.
Todos os mini jogos de microfone e câmera não podem ser jogados online.
Além disso, a expansão adicionou o Game Share, funcionalidade bem interessante que permite o dono do jogo em um Switch 2 possa compartilhar e jogar juntos com outras pessoas que não tenham o jogo, seja com um outro Switch 2 ou Switch 1, porém ela é extremamente limitada, permitindo jogar apenas no tabuleiro Mega Wigler e apenas no modo portátil, não funcionando na dock.
Se tratando da melhoria de visual, houve aumento de resolução para 1440p na dock e 1080p no modo portátil, além de aumento em quadros por segundo. Por se tratar de um jogo já muito bonito no Switch 1, a diferença e impacto nesses aspectos não é tão grande e perceptível como foi em Zelda Breath of the Wild ou Tears of the Kingdom, por exemplo.
Algo interessante adicionado na Switch 2 Edition e exclusiva são dois novos modos no modo Mario Party: Modo frenético, que deixa a partida mais rápida reduzindo para 5 turnos e Modo equipe, que permite jogar um tabuleiro disputado entre duplas. Esses modos também dão suporte a jogatina online.




CONCLUSÃO
O jogo base Super Mario Party Jamboree é, sem dúvida nenhuma, o Mario Party definitivo. Com diversos modos de jogo que agradam todo o tipo de jogador, seja aquele que curte jogar sozinho ou que prefere uma festa agitada com bastante gente, os minijogos são criativos e bem mesclados entre os formatos tradicionais e de movimento.
Porém, se tratando apenas da expansão Jamboree TV, ela não é tão atraente e diversa quanto o jogo base. Os novos mini jogos são todos muito bem feitos e sem dúvida divertidos, sobretudo os que usam o modo mouse. Os de microfone e câmera são legais, porém tem pouca variedade.
Não poder jogar todos os modos de forma online também restringe essa continuação da festa para apenas alguns convidados selecionados.
Por se tratar de uma expansão paga, fica o gostinho que a esticada dessa festa tinha potencial de ser mais agitada, mas ficou meio morna e abaixo da diversão anterior.
PONTOS POSITIVOS
Uso dos recursos do Switch 2
Novos mini jogos muito divertidos
PONTOS NEGATIVOS
Falta de recursos online
Poucos mini jogos de microfone e câmera
Baixo conteúdo pelo valor cobrado
NOTA



REDES SOCIAIS
Saiba onde me encontrar
CONTATO
canaldigplay@gmail.com
MIDIA KIT

